Amnesia: A Machine for Pigs

Amnesia: A Machine for Pigs

Um passeio pelo pior inferno que se pode imaginar

O Amnesia: A Machine for Pigs é o jogo mais assustador já criado... ou melhor, um dos jogos mais terríveis, tudo depende da sensibilidade de cada um. O que é indiscutível é que é um jogo de puro horror, que invade sua alma e produz pesadelos. Ele foi criado pelo estúdio The Chinese Room, a pedido da Frictional Games, a referência absoluta do gênero de videogame de horror. Ler descrição completa

PRÓS

  • Som
  • Atmosfera
  • História

CONTRAS

  • Gráficos corretos, nada demais

Excelente
9

O Amnesia: A Machine for Pigs é o jogo mais assustador já criado... ou melhor, um dos jogos mais terríveis, tudo depende da sensibilidade de cada um. O que é indiscutível é que é um jogo de puro horror, que invade sua alma e produz pesadelos. Ele foi criado pelo estúdio The Chinese Room, a pedido da Frictional Games, a referência absoluta do gênero de videogame de horror.

O horror, o horror

A Machine for Pigs está fora do comum em termos de medo. Você vai descobrir que até mesmo na fórmula ele se destaca, se você comparar, com outros títulos do gênero mais focados numa jogabilidade baseada na sobrevivência, na gestão de inventário ou de monstros para matar.

Desta vez, o medo não vem por esse lado. A ansiedade vem da sublime criação de uma atmosfera aterrorizante, transmitida através de um acertadísimo projeto audiovisual e uma história perturbadora que parece nascida da mente ispirada de um H. P. Lovecraft.

Amnesia: A Machine for Pigs é um game simplificado quando se trata da jogabilidade: nenhum inventário, sem botões para atacar ou defender, sem energia... tudo que você pode usar é uma lâmpada para iluminar e que nunca se acaba, ao contrário do primeiro Amnesia onde você tinha que repor o óleo. Também não é necessário usar as sombras para fuigir dos inimigos, e foi eliminado o indicador de Sanidade, utilizado no jogo anterior como um recurso para manter a tensão.

Em resumo, A Machine for Pigs é um jogo que se apresenta ao jogador de uma forma direta: se livra de todos os excessos para permitir a imersão total. É a fórmula típica de reduzir para melhorar.

Possivelmente muitos não irão gostar dessas mudanças. Na verdade, o novo Amnesia é o menos "jogo" de todos. Tudo que você tem que fazer é passar por uma série de etapas bastante lineares, e evitar os horrores que buscam a sua morte, enquanto você mergulha cada vez mais fundo no pesadelo. Salvando alguns enigmas e confrontos diretos, a verdade é que o Amnesia é uma caminhada, no sentido mais literal da palavra. Mas é um passeio pelo inferno.

E é por isso que A Machine for Pigs fica na pele, no sangue, no cérebro. É uma história de horror vitoriano que fica gravada na sua alma mesmo depois que você terminou. Leva cerca de cinco horas, mas a sensação de horror vai acompanhá-lo por alguns dias.

Reduzir para sofrer mais

Este novo Amnesia foi reduzido no controle em todos os níveis. É fácil de jogar, com um controle baseado no movimento do personagem em primeira pessoa e a câmera e o mouse. Além de ativar ou desativar o Diário, que serve para acompanhar outras partes da história, você também pode ligar ou desligar a lâmpada que serve para ver no escuro.

A lâmpada pisca quando qualquer um dos inimigos aparece, serve como um aviso, mas também tenha em mente que os monstros irão ver você com a luz acesa. Assim, em muitas partes do jogo você vai te que andar no escuro para evitar a morte...

O mouse também serve para ativar botões e alavancas, abrir portas ou interagir com a cena. Se usa de forma natural, com uns movimentos muito realistas e em linha com os outros jogos da Frictional Games.

Melhor com fones de ouvido e no escuro

É verdade que o motor gráfico é um pouco ultrapassado e é apenas uma melhoria do mesmo motor utilizado pela primeira vez em Penumbray e depois em Amnesia: Dark Descent. Mas se você tiver uma máquina decente, o A Machine for Pigs é espetacular.

Tem muitos efeitos de luz e sombras muito eficazes, e usa apenas o suficiente de um motor de física bem implementado. Mas o melhor destaque é a forma como usa o design dos níveis, as estruturas das máquinas ou os prédios vitorianos para manter a tensão enquanto você anda para lá e para cá.

Mas o que mais destaca no Amnesia: A Machine for Pigs é o som. Brutal, cruel, desconfortável, angustiante... não há adjetivos suficientes para definir um seção sonora tão boa. Desde os rugidos dos monstros ou os sons de correntes e tubos que se ouvem ao longe, aos gritos de homens e mulheres que sofrem, e terminando com os seus passos ao caminhar ou as vozes "Em Off". Cada som vai fazer seu cabelo ficar em pé e lhe dará arrepios: a força do Amnesia para aterrorizar está no som.

Sem dúvida, não hesite em jogar com fones de ouvido e no escuro.

Para fãs de terror

O Amnesia: A Machine for Pigs é um jogo de horror verdadeiro. Podemos dizer que é mais uma experiência de horror do que um jogo. E por isso ele cumpre o seu propósito. Não é um jogo longo, nem é muito difícil, mas isso não importa, porque se você é um fã do gênero, tem que provar este título.

Amnesia: A Machine for Pigs

Download

Amnesia: A Machine for Pigs